WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



janeiro 2021
D S T Q Q S S
« dez    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  



Cerimônia de Posse de prefeito e vereadores acontece na sexta-feira (1º)

A Câmara Municipal de Itapetinga-BA comunica que a Cerimônia de Posse dos eleitos no pleito municipal de 2020 será realizada na próxima sexta-feira (1º de janeiro), às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. Na mesma sessão solene, ocorrerá a Eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa (Biênio 2021-2022).

Em razão da pandemia da Covid-19, a quantidade de pessoas convidadas para o evento foi limitada. O acesso à cerimônia será restrito aos eleitos, a autoridades, representantes da imprensa e familiares dos eleitos cujos nomes foram indicados previamente.

A população poderá acompanhar a transmissão ao vivo da solenidade pelos canais oficiais da Câmara de Vereadores no Facebook (facebook.com/camaraitapetingaoficial) e YouTube (youtube.com/tvcamaraitapetinga).

Conforme determina o Regimento Interno do Poder Legislativo Municipal, a Câmara de Vereadores instalar-se-á em 1º de janeiro no primeiro ano da Legislatura através de Sessão Solene sob a presidência do vereador eleito mais idoso. Após apresentarem declaração pública de bens, os vereadores presentes, diplomados, serão empossados com a leitura do compromisso de posse e juramento.

Em seguida, serão apresentadas as chapas para a eleição da Mesa da Câmara, sob votação secreta. Já eleito, o novo presidente da Casa assumirá os trabalhos e dará posse ao prefeito e ao seu vice. Então, o novo chefe do Executivo Municipal apresentará, em linhas gerais, seu programa de governo.

Confira os eleitos que serão empossados:

Pefeito: Rodrigo Hagge (MDB)

Vice-prefeito: Renan Pereira (DEM)

Vereadores:

 Aldelino Andrade Fonseca (Peto), do MDB;

Anderson Alves Cruz (Anderson da Nova), do DEM;

Antônio Carlos Gomes (Tuca), do Republicanos;

Antonio Ferraz Silva Neto (Neto Ferraz), do PSC;

Eliomar Alves Barreira (Tarugão), do MDB;

Emanuelle Brandao Dias Carvalho (Manu de Chico Ferro Velho), do MDB;

Evandro Souza Silva (Pastor Evandro Souza), do PSD;

Genison Feitosa do Nascimento (Gegê), do PSB;

Helder Flavio Pinto Ladeia (Helder de Bandeira), do PSC;

Hilderico de Souza Ferraz Nogueira (Tiquinho Nogueira), do PDT;

João de Deus da Silva Filho (João de Deus), do MDB;

Leonardo Rodrigues Matos (Léo Matos), do PSD;

Luciano Santos Almeida (Luciano Almeida), do MDB;

Sibele Shirley da Silva Moura Nery (Sibele Nery), do PT;

Valdeir Chagas do Nascimento (Valdeir Chagas), do PDT.

AF

ITAPETINGA: DONA ALMIRA DE 92 ANOS VENCEU A COVID-19

A itapetinguense Almira Cordeiro dos Santos, a querida e conhecida “Dona Almira” de 92 anos de idade, venceu a COVID-19.

Dona  Almira fez o teste no início do mês e infelizmente, naquele momento, testou positivo para a COVID-19, ela se isolou e teve sintomas leves.

Pela idade avançada, familiares e amigos, temiam que ela fosse muito afetada pela doença, mas Dona Almira com muita fé, vontade de viver, vitaminas e ivermectina, venceu a COVID-19.

Ela tem 08 filhos, 14 netos e 15 bisnetos.

Dona Almira mostra à todos os Itapetinguenses que nada para Deus é impossível. Senhora de 92 anos está curada do coronavírus. #Ficaemcasa

BOLSONARO PEDE EM CARTA AO PRIMEIROO-MINISTRO DA ÍNDIA ENVIO URGENTE DE VACINA CONTRA COVID-19

O presidente Jair Bolsonaro enviou carta nesta sexta-feira (8) ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pedindo a antecipação “com a possível urgência” do envio para o Brasil de 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 da empresa AstraZeneca e da Universidade de Oxford produzidas pelo laboratório indiano Serum.

Bolsonaro escreveu que o objetivo do pedido é permitir a “imediata implementação” do programa brasileiro de imunização.

“Para possibilitar a imediata implementação do nosso Programa Nacional de Imunização, muito apreciaria poder contar com os bons ofícios de Vossa Excelência para antecipar o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem prejudicar o programa indiano de vacinações, de 2 milhões de doses do imunizante produzido pelo Serum Institute of India”, diz o texto da carta.

Na última terça-feira (5), o Ministério das Relações Exteriores informou que a importação das 2 milhões de doses da Índia para o Brasil da chamada vacina de Oxford estava confirmada.

De acordo com o Itamaraty, a previsão era que as doses chegassem ao Brasil ainda neste mês de janeiro. A importação, que será realizada pela Fiocruz, foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Fiocruz fez o pedido para o uso emergencial do imunizante nesta sexta-feira (8).

AF 

BAHIA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE REINFECÇÃO DA COVD; OUTROS 118 SÃO INVESTIGADOS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta sexta-feira (8) o primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2, por meio de sequenciamento genético. Foi observada, na sequência genética do vírus presente no segundo episódio, a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul. A paciente em questão, uma mulher de 45 anos residente em Salvador, contraiu a Covid-19 duas vezes em um intervalo acima de 90 dias, conforme laudos emitidos pelo Hospital São Rafael em maio e outubro de 2020.

AF

CONQUISTA: INTERNADO COM COVID-19, HERZEM GUSMÃO TOMA POSSE EM CERIMÔNIA ONLINE

O prefeito reeleito da cidade Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, Herzem Gusmão (MDB), foi empossado na tarde desta sexta-feira (8), em cerimônia online. Ainda em tratamento para a Covid-19, ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde dezembro para tratar da doença (lembre aqui), após agravamento do quadro de saúde do gestor.

A posse virtual foi aprovada pela maioria dos vereadores de Vitória da Conquista. Herzem Gusmão, que tem 72 anos, tomou posse do hospital onde está internado. Apenas o vereador Chico Estrela (PTC), se opôs à posse realizada à distância e on-line.

AF

COM COVID-19, PREFEITO DE CONQUISTA FOI TRANSFERIDO PARA SÃO PAULO

Após ser diagnosticado com Covid 19 no último dia 7, o prefeito Herzem Gusmão, 72 anos, seguiu em tratamento domiciliar nos primeiros dias da doença, respondendo bem ao tratamento. No dia 18, foi indicada a necessidade de internação em unidade hospitalar.

Devido à presença de doenças pulmonares preexistentes, o prefeito evoluiu com complicações decorrentes da doença. Gusmão seguiu, no início da noite do último sábado (26), em transporte aéreo para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde dará início ao tratamento de reabilitação pulmonar. Ele está usando suporte para oxigênio. Reeleito, já existe a possibilidade de Gusmão não ser empossado dia 1º janeiro.

AF

NATAN E BRUNO HENRIQUE SÃO INTIMADOS PARA DEPOR SOBRE CASO DE GERSON E RAMÍREZ

O caso de acusação de racismo entre os meias Gerson, do Flamengo, e Índio Ramírez, do Bahia, segue sendo apurado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Ontem segunda-feira (28), policiais da unidade foram à Gávea com intimações para ouvir os jogadores Natan e Bruno Henrique como testemunhas.

As intimacoes foram entregues a Rodrigo Dunshee, responsável pelo departamento jurídico do Rubro-negro carioca. Os atletas foram selecionados para depor sobre o caso já que estavam próximos dos jogadores envolvidos.

Ramirez, Mano Menezes, ex-técnico do Bahia que comandava o time no jogo em que ocorreu a situação, e o árbitro Flávio Rodrigues de Souza vão depor através de carta precatória, já que não se encontram no Rio de Janeiro.

Tanto o Bahia, quanto o Flamengo contrataram perícias na última semana para analisarem as imagens envolvendo Ramírez e Gerson. Os resultados laudos dos clubes se contrapõem e, enquanto a polícia segue a investigação, o Flamengo segue representando seu jogador no caso, enquanto o Bahia liberou Ramirez para continuar jogando. O jogador entrou em campo e marcou para o Tricolor no jogo contra o Internacional no último domingo (27).

AF

ESPANHA ANUNCIA QUE REGISTRARÁ PESSOAS QUE SE RECUSAREM A SE VACINAR CONTRA A COVID-19

O governo da Espanha anunciou que fará um cadastro de pessoas que se recusam a ser vacinadas contra a Covid-19 e o compartilhará com outros países da União Europeia. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo o ministro da Saúde, Salvador Illa. Os dados desses cidadãos ficarão sob sigilo.

Em entrevista à emissora de TV espanhola “La Sexta”, Salvador Illa reiterou que os espanhóis não serão obrigados a se vacinarem contra a Covid-19. No entanto, para os que optarem por não receber a vacina, “o que se vai fazer é um registo que, além disso, vai ser partilhado com outros parceiros europeus (…), com aquelas pessoas a quem (a vacina) foi oferecida e simplesmente rejeitada”, explicou.

De acordo com pesquisa recente do governo espanhol, 28% dos habitantes do país são contrários à vacinação imediata, ao passo que 40,5% se dispõem a fazê-lo agora e 16,2% pretendem se vacinar se o imunizante “oferecer garantias” e for “confiável”.

“Parece-me que, neste ponto, todos nós vemos que a maneira de derrotar o vírus é vacinar todos nós, ou quanto mais, melhor”, disse Illa.

O governo espera vacinar entre 15 e 20 milhões de pessoas, de uma população de 47 milhões, durante o primeiro semestre de 2021, incluindo 2,5 milhões antes do final de fevereiro.

AF

PAPAI NOEL COM COVID-19 VISITA ASILO E 18 IDOSOS MORREM

Uma semana antes do Natal, o asilo Hemelrijck recebeu a visita do Papai Noel, em Mol, na Bélgica. No entanto, o que era para ser o momento de felicidade acabou em tristeza. O homem fantasiado de bom velhinho estava contaminado com a Covid-19 e acabou provocando um surto local.

Segundo a imprensa local, pelo menos 121 residentes e 36 funcionários testaram positivo para a Covid-19. Destes, 18 foram a óbito.

O Papai Noel alegou que não sabia que estava contaminado e não tinha nenhum sintoma da doença antes da visita.

A gerência do asilo alegou que o Papai Noel e o ajudante são terapeutas e já visitaram o local em outras ocasiões.

AF

ITORORÓ: BEBÊ NASCE COM DENTE E SURPREENDE FUNCONÁRIOS DE MATERNIDADE

Um caso raro chamou a atenção de quem estava na Fundação Hospital e Maternidade de Itororó, no Médio Sudoeste baiano, quando um bebê nasceu. Segundo o Blog Itororó Já, quem estava na sala de parto viu que ao chorar após o nascimento, a criança apresentava um dente formado. Ao site, o enfermeiro obstetra Gleivisson Pereira informou que o recém-nascido, do sexo masculino, nasceu saudável.

De acordo com um familiar, esse é o segundo caso que acontece na família em 18 anos. Os primeiros dentes de um bebê costumam a aparecer após seis meses. O nascimento do bebê “dentuço” ocorreu na última quinta-feira (24).

AF

PORTO SEGURO: JUIZ AUTORIZA FESTAS DE RÉVEILLON E RUI PROMETE RECORRER DE DECISÃO

O juiz Rogério Barbosa, da comarca de Porto Seguro, derrubou ontem segunda-feira (28) uma liminar conseguida no último sábado (26) pelo governo da Bahia, que proibia a realização de festas de réveillon na cidade, localizada na Costa do Descobrimento.

O juiz atendeu ao pedido de quatro estabelecimentos da cidade e autorizou a realização de eventos para até 200 pessoas, desde que haja respeitado às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação da Covid-19.

Segundo a decisão do juiz, o entendimento é que o período do verão é importante para a economia local, e que os eventos serão promovidos em ambientes controlados, que evitariam maiores aglomerações em espaços públicos.

REPOSTA DO GOVERNO
O governador Rui Cota (PT) utilizou seu Twitter para reforçar que “não se pode colocar em risco a vida das pessoas em nome de 4 festas privadas” em Porto Seguro. “Confio na Justiça e vamos recorrer! Nosso decreto continua proibindo shows e eventos nos 417 municípios da Bahia e tem um objetivo: conter o avanço da Covid19 e salvar vidas”, escreveu o petista.

“Já perdemos mais de 9 mil pessoas para a Covid-19 em nosso estado. Chega! Mais do que nunca, é preciso sensatez”, acrescentou.

AF

SÃO PAULO RECEBE LOTE COM MAIS 500 MIL DOSES DA CORONAVAC

O quinto lote de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Sinovac, a CoronaVac, chegou ontem segunda-feira (28) a São Paulo. Ao todo, 500 mil doses desembarcaram no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, por volta das 11h40, segundo o G1.

Nesta quarta-feira (30), mais 1,5 milhão de doses devem chegar para finalizar o total acordado entre o estado e a China até o fim de dezembro, de 10,8 milhões. Além disso, o Instituto Butantan deve produzir mais 3,4 milhões, a partir de insumos que recebeu durante o mês.

A taxa de eficácia da vacina ainda não foi revelada, mas o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, garantiu ser superior a 50%, que é o valor mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dados do estudo de fase 3 da vacina também não foram divulgados, ou publicados em revista científica. Os testes no Brasil foram realizados com 13 mil voluntários em 16 centros de pesquisa, em sete estados e no Distrito Federal.

Os estudos de fase 1 e 2, que envolveram 743 pacientes e foram publicados na revista “The Lancet”, apontam que o imunizante é seguro e induz resposta imune. O prazo para a produção de anticorpos é de até 28 dias após a aplicação.

AF

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE NOVA VIÇOSA MORRE POR COMPLICAÇÕES DA COVID-19

O Secretário de Saúde da cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, morreu na madrugada desta quarta-feira (2), por complicações da Covid-19. Helielson Neves tinha 42 anos e estava internado desde 16 de novembro na UTI de um hospital particular na cidade de São Mateus, no Espírito Santo.

A esposa de Helieson, Eunice Costa, que é Secretária de Assistência Social de Nova Viçosa também foi infectada, mas já se recuperou. Além deles dois, o pai de Eunice, que é prefeito de Nova Viçosa, também testou positivo para a Covid-19, mas já se recuperou e passa bem. Por causa da morte o secretário de saúde, a prefeitura de Nova Viçosa decretou luto oficial de dois dias.

Além desses casos, outro político do sul da Bahia está com Covid-19. É o caso do ex-prefeito de Eunápolis e ex-deputado estadual Paulo Dapé. Ele está internado em um hospital particular de Eunápolis há dez dias e tem previsão de ser transferido para um hospital em São Paulo entre esta quarta e a quinta-feira (3). Segundo assessoria de Paulo Dapé, o estado de saúde dele é estável.

AF

ANVISA DEFINE REQUISITOS PARA PEDIDO DE USO EMERGENCIAL DE VACINA DA COVID-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (2) que vai aceitar que empresas desenvolvedoras de vacinas contra a Covid-19 solicitem o “uso emergencial” no Brasil.

Ele será restrito a vacinas que já estão em testes no Brasil. Além disso, a agência ressalta que o “uso emergencial” é diferente do “registro sanitário”, que é a aprovação completa para uso de um imunizante. O registro definitivo depende de mais dados e da conclusão de todas as etapas de teste da vacina.

A agência faz a ressalva de que o uso emergencial de um produto será liberado apenas para o público previamente definido e testado nos estudos. Além disso, diz que a autorização não irá substituir o registro sanitário no Brasil, que será exigido para a ampliação do produto a toda a população.

“Uma diferença importante entre o registro e a autorização de uso emergencial é justamente que, no registro, o medicamente já precisa ter dados completos dos estudos para necessários para um balanço de risco-benefício. No caso de autorização de uso emergencial, a gente está falando de uma vacina que ainda está em fase experimental, ainda existe a necessidade de gerar esses dados”, disse Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa.

AF

MUNICÍPIO DECRETA FÉRIAS COLETIVAS PARA SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL

O Governo Municipal decretou férias coletivas para os servidores Rede Municipal de Educação, a partir da próxima quinta-feira, 3. A medida foi publicada, nesta terça-feira, 01, no Diário Oficial do Município.

De acordo com o decreto, a decisão foi tomada considerando o estado de calamidade pública em todo o território baiano e a situação de emergência, em razão da pandemia decorrente da Covid-19. As férias serão de 30 dias seguidos, até o dia 31 de dezembro. No país, diversos estados e municípios estão antecipando as férias a fim de retomar as atividades letivas, a exemplo do que ocorreu com a Rede Estadual. A medida se aplica a 589 servidores trabalhadores da educação, exceto aqueles que atuam na vigilância escolar.

As aulas na rede municipal foram suspensas no dia 18 de março e permanecem assim, conforme Decreto N° 207/2020, até o dia 03 de janeiro de 2021. No entanto, as aulas só serão retomadas em condições de segurança, a partir da indicação das autoridades de Saúde e ouvindo o Comitê Municipal de Educação em Tempo de Pandemia, criado pelo Decreto Municipal Nº 162/2020. O órgão autônomo reúne representante de pais, professores, servidores, sindicatos e órgãos públicos envolvidos no combate à COVID. A decisão ainda deverá passar pela análise do Conselho Municipal de Educação que é o responsável por normatizar o Sistema Municipal de Ensino.

AF

QUAL JOGADOR MAIS RICO DO MUNDO ? [ATUALIZADO 2020]

Se você pensou que o jogador mais rico do mundo é Messi, Cristiano Ronaldo ou talvez Neymar, se enganou. Apesar de faturarem milhões por temporada e serem multicampeões, esses astros do futebol mundial não têm esse título. O jogador profissional a ocupar o primeiro lugar entre os mais ricos do mundo é o desconhecido FAIQ BOLKIAH, com uma fortuna de US$ 20 bilhões (aproximadamente R$ 132,8 bilhões), de acordo com o site “BlogFinanceFR”.

O meia de 22 anos da seleção de Brunei defende o Marítimo de Portugal e ainda busca seu espaço no futebol. A explicação para todos esses bilhões é que o jovem é membro da família real de Brunei, um país localizado no sudeste asiático que tem 460 mil habitantes e riquíssimo em petróleo e gás natural.

Apesar de ter nascido em Los Angeles, Faiq é filho de Jefri Bolkiah, príncipe de Brunei e sobrinho de Hassanal Bolkiah, sultão e primeiro ministro do país desde 1968, conhecido por contratar Michael Jackson para cantar em seu aniversário de 50 anos, em 1996.

No futebol, o jogador atuou nas categorias de base de Arsenal e Chelsea até se transferir para o também inglês Leicester, mas nunca fez um jogo profissional pela equipe.

Confira o ranking dos jogadores mais ricos do mundo, segundo o site “BlogFinanceFR”:

Cristiano Ronaldo

Família real à parte, o português Cristiano Ronaldo ocupa a segunda posição do ranking graças somente ao futebol. O atacante da Juventus tem uma fortuna avaliada em 450 milhões de dólares, conquistada ao longo de quase 20 anos de carreira. Segundo a Forbes, Cristiano Ronaldo foi o primeiro jogador a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares recebidos ao longo da sua trajetória no futebol.

Lionel Messi

O terceiro jogador mais rico do mundo é Lionel Messi, com um patrimônio estimado de 400 milhões de dólares. Assim como Cristiano Ronaldo, o argentino eleito seis vezes o melhor do mundo, também ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares de faturamento de acordo com a revista Forbes.

Zlatan Ibrahimovic

Ibrahimovic é outro atacante que também figura na lista dos mais ricos. Atualmente no Milan, o sueco que já defendeu Juventus, Inter de Milão, Barcelona, Manchester United, Ajax, entre outros, acumulou uma quantia de 190 milhões de dólares. Ele também já foi o maior salário da Major League Soccer quando atuava pelo Los Angeles Galaxy.

Neymar

O único brasileiro entre os mais ricos do mundo é Neymar. O astro do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira tem 185 milhões de dólares. Porém, Neymar é mais jovem que seus colegas e ainda pode subir algumas posições nesse ranking.

AF



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia