WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



agosto 2021
D S T Q Q S S
« jul    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  



O PRESENTE DO DIA DOS NAMORADOS ESTÁ NAS ÓTICAS SOL

AF

CHINA PASSA ‘PIOR SURTO’ DE COVID-19 DESDE WUHAN

Wuhan, província de Hubei 3001 2020 Peng Zhiyong , chefe do departamento de medicina intensiva do Hospital Zhongnan, verifica o registro do diagnóstico de um paciente com seu colega na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan em Wuhan, província de Hubei, na China Central, foto Governo China

A China passa pelo pior surto de Covid-19 desde o surgimento da doença em Wuhan, em dezembro de 2019. Desta vez, o novo contágio ocorre na cidade de Nanjing e já se espalhou para cinco províncias da capital Pequim.

De acordo com a mídia estatal chinesa, este é o “pior contágio” da doença no país. Desde 20 de julho deste ano, quando surgiu o primeiro caso detectado no aeroporto, 200 novos registros já foram feitos.

De acordo com a revista Veja, todos os voos do aeroporto de Nanjing foram suspensos até o dia 11 de agosto e as autoridades do país começaram a testagem em massa das pessoas. Segundo a mídia local, todos os 9,3 milhões de residentes da cidade serão testados.

As autoridades de saúde do país apontam que a variante Delta é a grande responsável pelo novo surto da doença e que os casos se espalharam devido ao grande fluxo de pessoas no aeroporto.

Até o momento, a China conseguiu manter o vírus sob controle, fechando fronteiras e agindo rapidamente para controlar eventuais surtos locais.

ITAPETINGA: SAAE ADQUIRE EPI’S NECESSÁRIOS À SEGURANÇA DOS SEUS SERVIDORES

Cumprindo a Norma Regulamentadora nº 6, que trata da relação dos equipamentos de proteção individual e a obrigatoriedade de seu uso em serviço, o SAAE de Itapetinga adquiriu os EPI’s necessários à garantia da integridade física e a segurança dos seus servidores no ambiente de trabalho.

Foram adquiridos: luvas, botas, óculos de proteção, capas de chuva, respiradores, máscaras de proteção facial, álcool em gel, protetor solar, aventais e material isolante.

É a Direção da Autarquia trabalhando em consonância com a CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, garantindo a segurança no trabalho

PASTOR DE 61 ANOS MORRE POR COMPLICAÇÃO DA COVID-19; ELE JÁ TINHA TOMADO AS DUAS DOSES DA VACINA

O município de Ibirataia registrou nesse sábado (24), mais um óbito em decorrência da Covid-19. A vítima recente foi o Pr. Manoel Messias, de 61 anos, conhecido como Nego de Flaviano. De acordo informações de familiares ao Blog Tesouras Notícias, o pastor Manoel já havia sido vacinado, sendo que a última dose ocorreu há cerca de uma semana, porém na noite dessa sexta-feira (23), o ibirataense não se sentiu-se bem, alegando mal estar, febre e desconforto respiratório.

Na manhã deste sábado a febre aumentou, assim como o desconforto respiratório, sendo encaminhado para a Fundação Hospitalar da cidade, onde foi internado por volta das 11:hs. Manoel Messias não resistiu a enfermidade, sendo constatado o óbito por volta das 15:00h. Um teste rápido foi feito no local e foi constatado o vírus da Covid-19.

O corpo foi encaminhado para o cemitério local São João Batista e o sepultamento ocorrerá ainda neste sábado, cumprindo os protocolos do Ministério da Saúde. Pastor Manoel, esposo da professora Johildes Miguel, tinha uma vida dedicada à causa do Senhor. O ibirataense deixa esposa e filhos. Manoel prestou em sua vida profissional relevantes serviços em várias áreas na comunidade ibirataense, desde motorista do saudoso Abnael Abdon Fair (Bia), Posto Bahia, Fábrica de Polpas, entre outras localidades. *As informações são do Tesouras Notícias

‘NOSSO DESEJO É QUE A PF ENCONTRE OS RESPONSÁVEIS’, DIZ PAULO CÂMARA SOBRE A INVESTIGAÇÃO DA COMPRA DOS RESPIRADORES

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (23) ter expectativa de que a Polícia Federal (PF) possa encontrar os responsáveis pela escândalo dos respiradores. O caso é alvo de investigação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, de acordo com publicação da VEJA, o governador Rui Costa (PT), que é considerado “potencial investigado”, foi ouvido pela PF.

“Já se passou mais de um ano e ainda seguimos sem resposta. A PF ouviu o governador e, agora, nossa expectativa é que as investigações avancem, de forma que possamos encontrar e punir o responsáveis por essa fraude que causou um rombo milionário aos cofres públicos da Bahia”, diz Câmara.

As investigações apontam que quase R$ 50 milhões foram pagos antecipadamente à empresa Hempcare, enquanto os respiradores nunca foram entregues. Em depoimento, Rui negou qualquer responsabilidade pela fraude. “A mim não cabe checar. Você imagina, no dia de hoje, quantas compras devem ter sido feitas no estado, milhares”, disse Costa no depoimento obtido por VEJA.

Para Câmara, é preciso que a investigação avance para evitar o “empurra empurra” de responsabilidade. “Ninguém tem culpa, mas o dinheiro sumiu e nunca foi devolvido. É dinheiro do contribuinte, do povo da Bahia. É um caso escandaloso, de repercussão nacional. Alguém precisa pagar por isso”, frisou.

UM NOVO CORONAVÍRUS FOI ENCONTRADO EM MORCEGOS NO REINO UNIDO

Apesar da semelhanças com o vírus que causa covid-19, microrganismo só será capaz de infectar humanos se passar por mutações

Pesquisadores encontraram um novo coronavírus com origem em morcegos no Reino Unido. O estudo, realizado pela Universidade de East Anglia e pela Public Health England, e publicado na revista científica Nature, aponta que, apesar da semelhança com o vírus que causa a covid-19, não existem evidências de que possa ser transmitido para humanos até o momento.

Nomeado de RhGB01, é o primeiro coronavírus descoberto no Reino Unido. Segundo o estudo, deve estar circulando entre morcegos-martelos há anos, mas foi identificado recentemente, pois esse tipo de pesquisa nunca havia sido realizada na região.

Apesar de ainda não apresentar riscos a humanos, o vírus pode sofrer mutações ao longo do tempo, podendo assim, infectar pessoas, ressaltam os pesquisadores.

A mutação pode ocorrer caso um ser humano com covid-19 entre em contato com um morcego que esteja infectado com o novo vírus ou seus excrementos, de acordo com o estudo. Por essa razão, é altamente recomendado que se utilize equipamentos de proteção em caso de contato com morcegos infectados.

Segundo a pesquisa, os morcegos-martelos, portadores do vírus, não são comumente encontrados na América do Sul, sendo mais comuns em países da Ásia, Europa, África e Oceania.

O novo vírus se encontra no grupo de sarvecovírus, subgênero que engloba o SARS-CoV-2, responsável pela pandemia atual, e o SARS-CoV, responsável pelo surto de SARS em 2003.

A pesquisa foi realizada com 53 morcegos, capturados para a coleta de seus excrementos e soltos imediatamente após a realização desse processo, destacam os pesquisadores.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

ITAPETINGA REALIZA O PRIMEIRO ENCONTRO DE GESTORES AMBIENTAIS DO MÉDIO SUDOESTE

Itapetinga realizou, na manhã desta quinta-feira, 22, o primeiro Encontro de Gestores Ambientais do Médio Sudoeste. No auditório da OAB, reuniram-se secretários da microrregião para discutirem políticas públicas de preservação ambiental e formas de construírem um desenvolvimento sustentável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Fábio Viana, o encontro teve como principal propósito a busca conjunta por soluções de problemas semelhantes aos mais diversos municípios. “Desde janeiro venho conversando com gestores e percebi que passamos por problemas comuns e que era preciso nos aproximarmos para entender mais as nossas dificuldades. Quando propomos o encontro, o objetivo não era fazer palestras, mas trocar experiências”, explicou.

Mediado pela engenheira ambiental Mariana Aguiar, o debate transcorreu sobre temas como o tratamento dos resíduos sólidos, a necessidade de criação de um plano municipal de saneamento básico, a formalização e operação do SISMUMA – Sistema Municipal de Meio Ambiente – e a importância de uma gestão ambiental integrada.

“Política ambiental não consegue ser medida, em algumas gestões, não é prioridade. Não há aporte de recurso da União ou do Estado. Por isso é preciso que pensemos em estratégias para uma gestão eficiente”, falou Fábio Viana.

Além dos secretários de Itarantim, Caatiba, Itororo, Itambé e Macarani, também estiveram no encontro, a secretária de meio ambiente de Vitória da Conquista, Ana Cláudia Passos e a servidora da defensoria pública, Taciana Miranda, que destacou o projeto Mãos que Reciclam, que tem como objetivo tratar de questões socioambientais relacionadas a catadores de resíduos sólidos.

“Um evento como esse traz ganhos enormes porque os gestores começam a debater e discutir problemas em comum e como solucioná-los. A gente já tem uma parceria com Itapetinga e vem trabalhando em alguns seguimentos, um deles é a Matinha: um trabalho fantástico que está sendo realizado no zoológico e que vai trazer muita novidade boa para a cidade”, afirmou Ana Cláudia Passos.

Também presente no evento, o secretário de Governo, Darwin Renan falou sobre a importância de uma gestão integrada para o desenvolvimento sustentável. “A gente precisa unir forças para reduzir esse desgaste ambiental. Sabemos que não é fácil para a gestão pública. Fábio tem tentado trazer alternativas para trazer desenvolvimento na área, não só em Itapetinga, mas em toda região e esse encontro é um exemplo disso”, disse o secretário ao também destacar o trabalho desenvolvido na Matinha. “Acho que chegamos à melhor fase da matinha e estamos próximos de reabri-la, para a população, para a comunidade científica… Queremos transformar o parque em uma grande área de lazer, mas também de pesquisa e desenvolvimento”, concluiu.

“Percebemos a necessidade de implementar uma política ambiental mais comprometida com os interesses da comunidade que potencialize um desenvolvimento sustentável”, disse Fábio Viana.

BAHIA: DEFENSORIA LANÇA NOVA VERSÃO DE CARTILHA SOBRE ABORDAGEM POLICIAL

A cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial”, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, lançada em 2019 foi revisada, ampliada e atualizada. O novo documento foi elaborado em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia e a Ouvidoria Geral da DPE/BA e será lançado nesta quinta, 21, às 10h, em audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA e pela Câmara de Vereadores de Salvador.

A cartilha da DPE/BA pretende difundir o máximo de conhecimento em relação aos direitos da população durante uma abordagem, mas também sobre quais são suas obrigações na hora do procedimento. O intuito também é promover um combate mais efetivo ao preconceito. A questão racial é um dos pontos fortes da cartilha, já que os policiais em muitas situações costumam ser tanto agentes quanto vítimas.

“Desde que o coronel Paulo Coutinho assumiu o comando da PM-BA nós temos realizado reuniões para tratar de vários assuntos. Dentro dos temas estava a revisão da cartilha de abordagem policial em que, com um diálogo constante e aberto, sempre de forma propositiva, o coronel destacou representantes da Polícia Militar para que acompanhassem a revisão do material”, apontou a defensora pública Eva Rodrigues, coordenadora de Direitos Humanos da Defensoria. O evento de lançamento será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da TV ALBA e TV Câmara.

BAHIA: MÃE E FILHA SUSPEITAS DE AUTORIA DA MORTE DE CRIANÇA DE 03 ANOS SÃO ENCNTRADAS MORTAS

As duas mulheres encontradas mortas na manhã desta terça-feira (20) no CIA Aeroporto, em Simões Filho, podem ter envolvimento na morte de uma criança de três anos em Salvador.

A informação é da Record TV Itapoan. À emissora, a mãe do menino assassinado confirmou que as vítimas de execução foram as autoras da morte do seu filho.

Mãe e filha eram vizinhas da família. A motivação do suposto crime ainda é desconhecida.  A suspeita é que as mulheres tenham sido mortas por traficantes durante a madrugada.

A Polícia Civil informou que os corpos encontrados estão sem identificação até o momento.

“Equipes policiais foram acionadas, na manhã desta terça-feira, para atender a ocorrência. Dois corpos do sexo feminino foram encontrados próximos a uma fábrica, no CIA. As vítimas estavam sem identificação e com várias marcas de agressões. Foram expedidas as guias para perícia e remoção”, diz a nota.

O caso será investigado pela 22ª Delegacia Territorial (DT), de Simões Filho.

JOVEM DE 20 ANOS MORRE APÓS SEQUELAS CAUSADAS PELA COVID-19

Um jovem de Ibirataia morreu por complicações causadas pelas sequelas da Covid-19. De acordo com o Blog Tesouras Notícias, o falecimento de Lucas Brandão Santos (20), ocorreu na madrugada desta segunda-feira (19), na Fundação Hospitalar de Ibirataia.

De acordo com o blog Tesouras Notícias, Lucas havia feito um tratamento de Covid-19, teve alta há aproximadamente 15 dias. Na manhã desse domingo (18), ele chegou a participar dos trabalhos da Missa na Igreja Católica local. Já no período da tarde, passou mal e chegou a cair no banheiro de sua residência, sendo socorrido e encaminhado à Fundação Hospitalar, não resistindo a sua enfermidade.

De acordo com informações clínicas, Lucas teve uma embolia pulmonar por conta das sequelas da Covid-19. O corpo está sendo velado em sua residência, no Bairro Massaranduba. O cortejo fúnebre sairá às 14:00h em direção à Igreja Matriz São José, e as 16:00h o corpo seguirá para o cemitério local São João Batista.

ITAPETINGA: SAAE FAZ ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO QUINTAS DO NORTE

A Direção do SAAE de Itapetinga autorizou a extensão de 180 metros de rede de esgotamento sanitário na rua Dom Fontinelle, no bairro Quintas do Norte/Vila Érica, com tubos de PVC DN150mm, levando mais qualidade de vida e saúde aos moradores desta localidade. No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não pára!

FONTE: ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA

ITAPETINGA: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FORTALECE DIÁLOGO INSTITUCIONAL

DJ IVIS É PRESO NO CEARÁ POR AGREDIR EX-MULHER

O governo do Ceará anunciou a prisão de Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, na tarde desta quarta-feira (14), em Fortaleza (CE), por agressões contra a ex-mulher, Pamela Holanda. Segundo o governador do estado, Camilo Santana, a prisão preventiva de Ivis foi solicitada pela Polícia Civil e pela Justiça do Ceará ainda nesta tarde. No dia 11 de julho, Pamela divulgou vídeos que mostram o músico dando chutes e socos contra ela.

As imagens, gravadas por câmeras de segurança do apartamento em que os dois moravam, em Fortaleza, mostram Ivis puxando o cabelo, dando socos e chutes na vítima. Os vídeos e fotos de hematomas foram publicados por Pamella em um pergil que mantém em redes sociais.

Também pelas redes, DJ Ivis tentou justificar as agressões, alegando que a mulher dizia que iria se matar e que não estava mais aguentando as chantagens. A produtora Vybe, que gerencia a carreira do artista, comunicou que ele foi afastado da empresa após a divulgação das imagens. Artistas como Solange Almeida, Zé Felipe, Zé Vaqueiro e Marília Mendonça manifestaram apoio à Pamella.

FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA ANUNCIA MUTIRÃO DE EXAMES EM VITÓRIA DA CONQUISTA

A Secretaria Municipal de Saúde está em entendimentos com a Fundação José Silveira (FJS) com vistas à realização em Vitória da Conquista de uma ação de saúde de grande porte. O assunto foi discutido pela secretária municipal de Saúde, Ramona Pereira Cerqueira, com o superintendente da FJS, Carlos Dumet, com a participação do deputado federal Antônio Brito, na semana passada, em Itapetinga, onde a fundação realizou uma ação de saúde como parte pelas comemorações dos oito anos em que a FJS está à frente da gestão do Hospital Cristo Redentor, da cidade vizinha. A Fundação José Silveira conta com oito carretas montadas como consultórios e unidades móveis de exames de imagem. Segundo a secretária Ramona Cerqueira, o mutirão deve acontecer nas próximas semanas, a depender da disponibilidade da fundação, que demonstrou interesse na parceria, reforçada pelo deputado Antônio Brito. Na ação, serão realizados, além de consultas ginecológicas, exames de mamografia, eletrocardiograma, Raio-X, ultrassonografia e preventivo.

ITAPETINGA: RODRIGO HAGGE E ANTÔNIO BRITO PARTICIPAM DAS COMEMORAÇÕES DOS 8 ANOS DA FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA A FRENTE DO HCR

Na sexta-feira (9), a Fundação José Silveira e o Hospital Cristo Redentor comemoraram 8 anos de uma parceria de sucesso em Itapetinga, através de ações de saúde no município.
Na cerimônia de encerramento, estiveram presentes inúmeras autoridades, a exemplo do deputado federal Antônio Brito (PSD), do prefeito Rodrigo Hagge, do presidente da Câmara Valquírio Lima, dos vereadores Helder Ladeia, Tarugão, Gegê, Tuca, Neto Ferraz, Anderson da Nova e Peto, Promotora Pública Dra. Solange, Alfredo Cabral e secretários municipais, dentre outros.
A Fundação José Silveira foi representada na cerimônia pelo superintendente institucional e financeiro da FJS, Carlos Dumet, que exaltou a parceria, fazendo uma retrospectiva sobre os 8 anos de atuação em Itapetinga, sob a inspiração do saudoso advogado e vereador Leonardo Matos, representado no ato por sua esposa Bárbara Matos.
Rodrigo Hagge e Antonio Brito ressaltaram os avanços e importância da Fundação José Silveira no município e as transformações implementadas no Hospital Cristo Redentor nos últimos 8 anos. Confira fotos:

ITAPETINGA: INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA PARA OS RESIDENCIAIS TURMALINA, PEDRA BRANCA E ASSAÍ ATACADO, PARA MANUTENÇÃO DE REDE, NESTA SEGUNDA-FEIRA

O SAAE informa aos seus usuários que o abastecimento de água será interrompido para os residenciais TURMALINA e PEDRA BRANCA e para o ASSAÍ Atacadista, por motivo de manutenção de rede adutora, nesta segunda-feira, 12/07, a partir das  7:30h da manhã.

O SAAE informará a normalização do abastecimento tão logo o serviço seja executado.

Contamos com a atenção e compreensão de todos.

No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não pára!

FONTE: ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia