WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



abril 2021
D S T Q Q S S
« mar    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  



FAMILIARES PRECISAM LEVAR COMIDA PARA PACIENTES COM COVID-19 EM SÃO PAULO

Hospitais em Caieiras enfrentam situações precárias

Pessoas hospitalizadas em Caieiras reclamam da refeição servida. Secretaria diz que não pede alimentos para familiares

Hospitais da região metropolitana de São Paulo sofrem com a falta de alimentação para os pacientes, agravando ainda mais a situação das unidades de saúde que estão lotadas devido a alta nos casos de covid-19 no Estado e já enfrentam com falta de leitos de UTI, remédios e insumos.

No hospital de campanha em Caieiras, por exemplo, familiares de pacientes com covid-19 que estão levando comida para os contaminados, seguindo o pedido feito por funcionários.

Paula dos Santos, que está com o pai internado, fez uma sacola com tudo que ele gosta. “Trouxe porque a última coisa que quero é que meu pai fique com fome também. A enfermeira pediu para trazer fruta, bolacha e eu perguntei se não tem perigo de contaminação trazer coisas de fora, e ela falou não”.

O que aconteceu com a Paula se tornou rotina no hospital de campanha. Pacientes internados na unidade contaram que a comida servida no lugar é de péssima qualidade e afirmam ainda que chegaram a receber refeição estragada da empresa terceirizada responsável por entregar a comida.

Um paciente ouvido pela reportagem, que teve alta nesta semana, conta que seu primeiro almoço no hospital foi “um arroz duro e mortadela frita”.

A situação também é precária no pronto socorro municipal. Funcionários registraram um paciente comum com um contaminado com coronavírus. A filha do homem disse ter recebido a informação por um médico que o pai havia ficado sem sedativo por falta do medicamente na unidade. Ela disse que passou por diversos hospitais atrás do remédio.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a cidade aumentou em 200% o número de funcionários nos dois hospitais, e que agora dois fisioterapeutas contratados atendem os cerca de 35 pacientes.

Sobre a comida servida, a secretaria disse que vai apurar, e negou que os hospitais pedem para os familiares dos pacientes levarem a comida.

ITAPETINGA: CÂMARA APROVA MOÇÃO DE APLAUSOS AO DEPUTADO ANTÔNIO BRITO DE AUTORIA DO VEREADOR TARUGÃO

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (7), presidida pelo vereador Léo Matos (PSD), o vereador Eliomar Barreira (Tarugão), do MDB, apresentou Moção de Aplausos ao deputado federal Antônio Brito (PSD) em virtude do recurso destinado para pavimentação asfáltica de 15.000 m2 no bairro Quintas do Sul.

Em sua justificativa, o vereador Tarugão destacou o trabalho do deputado Antônio Brito na Câmara Federal em prol de Itapetinga. “É de conhecimento de toda a sociedade itapetinguense que o deputado federal Antônio Brito tem contribuído para o desenvolvimento de Itapetinga”, disse.

Tarugão comemorou a destinação da emenda parlamentar no valor de R$ 1.700 milhões para o bairro Quintas do Sul. “A importante verba contribuirá para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Quintas do Sul, investir em infraestrutura também é investir em saúde pública e em qualidade de vida”, finalizou.

A Moção de Aplausos foi aprovada por unanimidade pelos 15 vereadores do município, que reconheceram o trabalho do deputado federal, duas vezes o mais votado em Itapetinga e que já destinou mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares para a cidade, com destaque para a área da Saúde.

CARTEL FORTE: GAECO CUMPRE MANDADOS DE BUSCA EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA GRUPO CRIMINOSO COM ATUAÇÃO NO DETRAN-BA

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público estadual, em conjunto com a Polícia Civil, cumpriu na manhã de hoje, dia 11, quatro mandados de busca e apreensão em continuidade à “Operação Cartel Forte”, que investiga um esquema criminoso montado na prestação de serviço de estampamento de placas veiculares junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba).

Os mandados foram cumpridos no Serviço de Atendimento ao Consumidor do Shopping Salvador (SAC-Shopping Salvador) e na sede do Detran, onde trabalham os novos investigados, e nas residências deles nesta cidade, situadas nos bairros Praia de Armação e São Caetano. Ao todo foram apreendidos quatro celulares, dois notebooks, três pendrives, além de documentos diversos e informações diretamente colhidas na base de dados do Detran.

Provas colhidas na fase anterior da operação revelaram a existência de um novo modo de atuação para favorecer as empresas estampadoras de placas, que consistia na prática rotineira do vistoriador, em troca de propina, “condenar” (termo usado para reprovar) as placas automotivas no momento das vistorias, de forma premeditada, para obrigar os condutores a adquirirem um novo par de placas.

A corrupção foi comprovada após a análise preliminar feita no aparelho celular de Catiucia de Souza Dias, denunciada no dia 25 de fevereiro, apreendido por ocasião da deflagração da primeira fase da operação. Os investigadores identificaram diversos diálogos no aplicativo WhatsApp, que descortinaram todo o trâmite de uma parceria criminosa também no segmento de vistoria veicular.

O Gaeco reforçou ainda que não terminou de analisar todo o material apreendido e segue empenhado para verificar a participação de outros envolvidos e novos indícios de crimes praticados dentro do Detran.

BOLSONARO DIZ QUE ‘HÁ GRANDE CHANCE’ DE O BRASIL PRODUZIR A VACINA SPUTNIK V

Depois de uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que “há uma grande possibilidade de o Brasil fabricar a [vacina] Sputnik V”. A afirmação foi dada em entrevista à CNN..

“O Brasil avançou na negociação, sem intermediário. A negociação é entre o governo brasileiro e o governo russo”, disse durante a entrevista. “Logicamente dependemos ainda de resolver alguns entraves aqui no Brasil e estamos com contatos com as demais autoridades, entre eles a Anvisa, de como nós podemos efetivamente importar essa vacina”, afirmou Bolsonaro em vídeo obtido pela emissora.

Na conversa, os dois presidentes também acertaram o envio de uma equipe da Anvisa à Rússia, para inspecionar as instalações de produção da Sputnik V e de seus insumos. Ainda esta semana, diretores da Anvisa também devem receber o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, para discutir formas de acelerar a importação do imunizante.

TRISTE REALIDADE: BRASIL UTRAPASSA 4 MIL MORTOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Brasil registrou nesta terça-feira (6) mais um recorde de mortes por Covid-19, com 4.195 vidas perdidas em 24 horas. Essa é a primeira vez que o país ultrapassa a marca de 4 mil óbitos em um dia. Também foram registrados mais 86.979 casos da doença no último período.

O Brasil passa a contabilizar 336.947 mortes e 13.100.580 casos da doença registrados desde o início da pandemia.

O número de pessoas recuperadas chegou a 11.558.774 e a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.204.849.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (78.554), Rio de Janeiro (38.040), Minas Gerais (25.795), Rio Grande do Sul (21.018) e Paraná (17.685). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.306), Amapá (1.346), Roraima (1.362), Tocantins (2.133) e Sergipe (3.642).

Vacinação

Até o início da noite desta terça, haviam sido distribuídas 43,3 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicadas 22,4 milhões de doses, sendo 17,4 milhões da 1ª dose e 4,9 milhões da 2ª dose.

OXFORD SUSPENDE TESTES EM CRIANÇAS COM VACINA ASTRAZENECA

Interrupção da pesquisa é o mais recente revés para a vacina

Interrupção da pesquisa é o mais recente revés para a vacina

Universidade parou testes enquanto espera mais informações sobre problemas de coágulos sanguíneos raros em adultos

A Universidade de Oxford afirmou nesta terça-feira (6) que suspendeu a administração da vacina contra covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em um estudo britânico pequeno com crianças e adolescentes enquanto aguarda mais informações sobre problemas de coágulos sanguíneos raros em adultos que a receberam.

A interrupção da pesquisa é o mais recente revés para a vacina, depois que vários países restringiram seu uso devido a relatos de problemas médicos após as aplicações.

A universidade afirmou em fevereiro que planejava inscrever 300 voluntários com idades entre 6 e 17 anos, sediados no Reino Unido, como parte deste estudo.

Atualmente, a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) está analisando relatos de um problema de coagulação extremamente raro conhecido como trombose venosa cerebral (TVC) depois da administração de vacinas da AstraZeneca, e deve anunciar suas conclusões na quarta ou quinta-feira.

Uma autoridade graduada da EMA disse que existe uma associação “clara” entre a vacina e a TVC, mas que a causa dos coágulos ainda é desconhecida.

JAPÃO TEME QUE VARIANTES DA COVID-19 PROVOQUEM QUARTA ONDA ANTES DA OLIMPÍADA

A pouco mais de 100 dias da Olimpíada de Tóquio, autoridades de saúde do Japão disseram que têm receio de que variantes do coronavírus estejam impulsionando uma quarta onda da pandemia no país.

As variantes parecem ser mais infecciosas e podem ser resistentes a vacinas, que ainda não estão amplamente disponíveis no Japão.

Uma variante mutante da Covid-19 detectada pela primeira vez no Reino Unido toma conta da região de Osaka, disseminando-se mais rápido e lotando os leitos hospitalares com casos mais graves do que os do vírus original, disse o conselheiro do governo para a pandemia.

AF

COMEÇA NESTA TERÇA PAGAMENTO DO NOVO AUXÍLIO A 45,6 MILHÕES

A Caixa Econômica Federal começa nesta terça-feira (6) a depositar o pagamento da primeira parcela do novo auxílio emergencial para 45,6 milhões de pessoas. Recebem hoje 2,3 milhões nascidos em janeiro por meio de depósito na conta poupança digital, que pode ser movimentada por aplicativo, para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais.

O saque em dinheiro e as transferências para esse grupo serão liberados somente em 4 de maio. O calendário é dividido em quatro ciclos, de créditos e de saques. Os débitos da primeira parcela seguem até 30 de abril, para nascidos em dezembro. Já os beneficiários do Bolsa Família começam a receber de acordo com o calendário habitual do programa, que em abril tem início no dia 16.

A nova rodada terá quatro parcelas, de abril a julho, com valor médio de R$ 250. Mulheres chefes de família receberão R$ 375 e pessoas que vivem sozinhas, R$ 150. O total de beneficiados atingirá 45,6 milhões.

Neste ano não será aberto novo cadastro para quem ficou de fora do programa em 2020, mas agora precisaria da ajuda. Serão beneficiadas somente pessoas que já estavam cadastradas pelo Cadastro Único, pelo aplicativo da Caixa ou Bolsa Família.

O auxílio emergencial 2021 será limitado a uma pessoa por família, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 550) ou renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300).

Crédito em conta digital:
6 de abril – nascidos em janeiro
9 de abril – nascidos em fevereiro
11 de abril – nascidos em março
13 de abril – nascidos em abril
15 de abril – nascidos em maio
18 de abril – nascidos em junho
20 de abril – nascidos em julho
22 de abril – nascidos em agosto
25 de abril – nascidos em setembro
27 de abril – nascidos em outubro
29 de abril – nascidos em novembro
30 de abril – nascidos em dezembro

Saque em dinheiro:
4 de maio – nascidos em janeiro
6 de maio – nascidos em fevereiro
10 de maio – nascidos em março
12 de maio – nascidos em abril
14 de maio – nascidos em maio
18 de maio – nascidos em junho
20 de maio – nascidos em julho
21 de maio – nascidos em agosto
25 de maio – nascidos em setembro
27 de maio – nascidos em outubro
1º de junho – nascidos em novembro
4 de junho – nascidos em dezembro

AF

PETROBRAS ANUNCIA REAJUSTE DE 39% NO GÁS NATURAL A PARTIR DE MAIO

A Petrobras anunciou ontem segunda-feira (5) que vai aumentar em 39% os preços de venda do gás natural para as distribuidoras. O reajuste começa a valer em 1º de maio. Medida em dólares, a alta representa 32%.

Em comunicado, a petroleira justificou que a “variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio.”

Ainda segundo a empresa, as atualizações dos preços dos contratos são trimestrais. Para os meses de maio, junho e julho, a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março. “Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real”, diz outro trecho da nota.

Outro fator que influiu no aumento é alta de 31% no IGP-M, entre março do ano passado e neste ano, parcela do preço atualizada anualmente no mês de maio. “Ao longo de 2020, os preços do gás natural às distribuidoras chegaram a ter redução acumulada de 35% em reais e de 48% em dólares, devido ao efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano.”

A Petrobras também informou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

AF

DEPUTADO PAULO CÂMARA INDICA A INCLUSÃO DE JORNALISTAS EM GRUPO PRIORITÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Por meio de uma Indicação direcionada ao governador Rui Costa, o deputado estadual Paulo Câmara (PDSB) solicitou a inclusão dos profissionais de imprensa na categoria de trabalhadores prioritários para receber a imunização contra a Covid-19. A proposição foi apresentada hoje (6) à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na véspera do Dia do Jornalista, comemorado dia 7 de abril.

“Esses profissionais estão todos os dias cobrindo a pandemia, em contato com milhares de pessoas e, por isso mesmo, expostos diariamente a um grau muito maior ao vírus. São eles que levam informação para todos nós, seja de hospitais, de locais de vacinação, ouvindo especialistas ou autoridades, sempre nos atualizando sobre números, vacinação, contágios, decretos, entre outros. Por todo esse trabalho, peço ao governador que priorize esses profissionais para que possam continuar exercendo a sua função social, de transmitir a informação, preservando a própria saúde”, destacou Paulo Câmara.

BOLSONARO DÁ AVAL PARA QUE NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA TROQUE DIRETOR-GERAL DA PF

O presidente Jair Bolsonaro deu aval para que o novo ministro da Justiça, Anderson Torres, troque o diretor-geral da Polícia Federal. Rolando Souza, atual chefe da PF, foi escolha do presidente, por indicação de Alexandre Ramagem, impedido pelo Supremo Tribunal Federal de assumir o cargo, em abril do ano passado.

Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Torres já avisou o Palácio do Planalto que vai fazer a mudança nos próximos dias. Outro que deve ser substituído também é o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio.

AF

CHINA GARANTE INSUMOS DE VACINAS AO BRASIL, DIZ O EMBAIXADOR

Yang Wanmig e o ministro Marcelo Queiroga se encontraram virtualmente para tratar do combate à pandemia no país

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, se reuniu virtualmente, nesta segunda (5), com o ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, e se comprometeu com o suprimento de insumos para a produção de vacinas contra Covid-19 no Brasil.

“Hoje, tive uma videoconferência com Min. @mqueiroga2, do @minsaude, conversamos sobre o combate à pandemia com união e sobretudo, a parceria de vacinas. O nosso compromisso é continuar o suprimento dos insumos ao Brasil para garantir a sua produção de vacinas conforme o cronograma”, disse o embaixador em sua conta no Twitter.

O governo brasileiro tenta acelerar a compra e produção de vacinas contra Covid-19 no pior momento da pandemia no país. A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, inclusive em relação a ações da pandemia.

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro chegou a colocar em dúvida a eficácia da CoronaVac, da chinesa Sinovac, vacina que hoje representa cerca de 80% das doses aplicadas no Brasil no enfrentamento à pandemia.

COVID-19 REDUZ RITMO DE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO NO PAÍS

Aumento de casos fez país virar o epicentro da pandemia de covid-19Rio Grande do Sul teve  em março 15.736 mortes, enquanto foram registrados 11.921 nascimentos

Em março, quando o Brasil se tornou o epicentro da pandemia de covid-19, pela primeira vez um estado brasileiro registrou mais mortes do que nascimentos, em um movimento que pode se espalhar pelo país e trará reflexos não apenas para a saúde dos brasileiros, mas impactos econômicos e demográficos para as próximas gerações.

Atingido em cheio pelo colapso do sistema de saúde causado pela explosão de casos de covid-19, o Rio Grande do Sul registrou em março as mortes de 15.736 pessoas – mais de duas vezes os óbitos registrados no mesmo mês nos dois anos anteriores -, enquanto foram registrados 11.921 nascimentos, segundo dados de registro civil nacional do Portal da Transparência.

Com uma população idosa maior do que a média nacional, o Rio Grande do Sul foi o primeiro, mas pode não ser o único estado a atingir o triste marco nos próximos meses. Em pelo menos sete estados, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, o número de óbitos se aproxima perigosamente do número de nascimentos, de acordo com os dados.

“Em abril será ainda pior. O Brasil pode ter o primeiro momento da sua história em que os óbitos superarão os nascimentos, o que mostraria o impacto da pandemia já estrutural e demográfico da covid-19 no país”, disse à Reuters o neurocientista Miguel Nicolelis, que acompanha de perto o avanço da covid-19 no Brasil desde o início da pandemia.

Nos três primeiros meses de 2021, a cada morte registrada, houve 1,47 nascimento. Um número muito inferior ao mesmo período de 2020, quando eram 2,10 nascimentos registrados para cada morte.

Os impactos dessa redução irão aparecer, nos próximos anos, na expectativa de vida da população, mas também no perfil demográfico, na formação e na renda dos brasileiros.

Em dezembro de 2020, quando o refluxo da epidemia ainda estava apenas começando, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) calculou uma queda de 2,2 anos na expectativa de vida dos brasileiros em 2020, primeiro ano da epidemia.

Até dezembro, 191 mil brasileiros haviam morrido pela covid-19. Desde então, porém, as mortes aceleraram e completaram o mês de março em quase 330 mil mortes, o que pode trazer um impacto ainda maior.

OMS PEDE QUE O BRASIL APOIE SUSPENSÃO DE PATENTES DE VACINAS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Gebreyesus, aproveitou a reunião bilateral com o governo brasileiro no último sábado (3) para pedir que as autoridades nacionais apoiem a suspensão de patentes de vacinas. A informação foi divulgada pelo portal Uol, na coluna Jamil Chade.

A OMS defende a proposta de cem países em desenvolvimento que querem que a propriedade intelectual sobre esses produtos seja suspensa enquanto a crise assolar o mundo.

O Brasil ainda hesita em dar seu apoio a uma suspensão generalizada de todas as patentes. Mas sofre uma pressão cada vez maior, inclusive por parte do Congresso.

AF

BOLSONARO SANCIONA LEI QUE TRANSFORMA STALKING EM CRIME

Perseguição por internet ou qualquer outro meio agora pode ser punida com até dois anos de reclusão

Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que pune o “stalker”, o sujeito que persegue alguém, seja in loco ou pela internet. A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira.

Pela nova lei 14.132/21 , a prática de perseguição passa a ser tipificada no Código Penal, com pena de reclusão de seis meses a dois anos. O projeto havia sido aprovado pelo Congresso no início do mês de março.

Autora da iniciativa, a senadora Leila (PSB-DF) avalia que a nova legislação vai dar ferramentas para medir “com precisão os casos que existem no Brasil e que os criminosos não fiquem impunes como estava ocorrendo”.

“As tentativas persistentes de aproximações, o envio repetido de mensagens e aparições “casuais” nos locais frequentados pela vítima são alguns dos exemplos que causam sérios transtornos às vítimas, que passam a viver com medo de todas as pessoas e em todos os lugares que frequentam. É um mal que deve ser combatido antes que a perseguição se transforme em algo ainda pior”, explica.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia